Curioso como as palavras tem tantos sentidos
Me pego pensando nesta= Tentar.
Me pego tentando entender esta e como as pessoas a utilizam.
Uma amiga me deu um exemplo engraçado esta semana. Estava me explicando sobre uma conversa com uma outra pessoa, em que tentavam entender algo sobre uma relação conjugal. Numa parte ela deu este exemplo: TENTE me dar este chinelo! E sua amiga a ajudava a entender que algumas vezes, dependendo do momento de uma relação, ou de uma vida, não se pode apenas TENTAR. É preciso fazer, ser certeiro, afirmativo, imperativo. Como se dissesse: Quem TENTA me dar um chinelo nunca consegue.
Achei simples e interessante! Uma boa analogia pra mim que as vezes preciso de criatividade para lidar com as resistências no consultório. E nem sempre consigo... as pessoas são muito, MUITO resistentes. Bom, mas este é o assunto que estou escrevendo na dissertação do mestrado, resistências. Cortes as vezes bruscos que pacientes fazem antes de deixar que algo faça sentido... isso ainda me angustia muito. Por isso estudo a transferência...
Agora, TENTAR também tem um outro lado, um outro significado. Quando dizemos a um paciente: TENTE, FAÇA MAIS, VÁ UM POUCO MAIS... é uma outra maneira de TENTAR.
É um TENTAR alcançar.
Este sentido eu gosto! Nossa, como ele é útil!
O desejo precisa de tentativas para se encontrar... é preciso TENTAR...quantas vezes preciso... uns precisam menos, outros mais... mas eu vejo como uma ótima forma de sair da reclamação, da dor, do sofrimento, do medo.... TENTANDO.
Tem pessoas que precisam de um: Se continuar só TENTANDO nunca vai conseguir chegar lá!
Para outros é necessário: Você está quase lá... continue, TENTE mais... Saia de trás da cortina, entre em cena... apareça, faça!
Em Lacan podemos entender a primeira frase para o obsessivo, ele TENTA alcançar o desejo e não o pega, escapa de suas mãos, é impossível. E a segunda frase para o sujeito histérico, que alcança seu desejo, mas precisa caminhar mais e mais para entendê-lo e apropriar-se dele, é insatisfeito.
É tão bom ver alguém TENTAR... quem tenta não está no nada... no vazio...

Ótimo post e tão interessante e fundamental seu objeto do mestrado né? Compartilho de sua angustia, tanto que estou iniciando um cartel cujo tema é o amor, e o meu será a transferência! Queria ler o que vc está escrevendo!! Beijos.
ResponderExcluir