* O Beijo é uma escultura em mármore do artistarealista Auguste Rodin que está atualmente noMuseu Rodin (Musée Rodin), em Paris. "O Beijo" originalmente tinha o nome "Francesca da Rimini", pois descreve a nobre do século XIIIitaliano imortalizado no Inferno de Dante (Círculo 2, Canto 5) que se apaixona por Paolo, irmão mais novo do seu marido Giovanni Malatesta. Tendo-se apaixonado ao ler a história de Lancelot eGuinevere, o casal é descoberto e morto pelo marido de Francesca. Na escultura, o livro pode ser visto nas mãos de Paolo. Os lábios dos amantes não se tocam realmente na escultura, sugerindo-se que eles foram interrompidos aquando da sua morte, sem seus lábios nunca terem sido tocados.( http://pt.wikipedia.org/wiki/O_Beijo)
No amor, o desejo está relacionado à falta e não ao sexo, pois no desejo sexual o outro é capturado como objeto. Já o desejo é de ordem subjetiva e está sempre se deslocando de um objeto a outro. Quanto ao desejo sempre há outro objeto, e mais outro e ainda outro. O amor é então, justamente a tentativa de suprir esta falta.
Dando sentido ao gozo, Lacan afirmou que a relação sexual é impossível, sendo-o portanto, somente um gozo parcial. Sendo o corpo, o lugar do gozo, entre uma parte do corpo que goza e outra que falta gozar se interpõe a palavra. Assim há uma suposição de um mais-gozar que implica falar de amor, sofrer por amor, retirando gozo da fala e do sofrimento. O gozo é o mais além do princípio do prazer e o excesso de gozo é dor, como escreveu Almeida Garret. Os amantes então, sob o império do gozo, sofrem, morrem de amor e por amor.
...

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não esqueça de deixar seu nome...