12 de out. de 2014

Sobre a loucura...e a perversão. Ou sobre a perversão...e a loucura.

Para não cair na ABSTENÇÃO vou escrever ... 

Discutindo sobre eleições tive um insight que não quis deixar passar em BRANCO, afinal, tem situações em que não dá pra ser NULO...é preciso discutir, falar...se posicionar.

Falar salva..a palavra salva...Eu realmente acredito nisso. Não existe outro motivo para eu ser psicóloga. Dou um lugar para alguém que está no vazio, poder falar. E a fala não assegura nada, apenas um lugar, num determinado horário...têm contingências. Uffa! Ter contingência é sinal de saúde mental. 

Mas ainda bem que meu acreditar está sempre dividido e disso meus colegas da psicanálise entenderão... o sujeito se não é dividido...é louco...ou pode ser também um quase louco, como posso chamar um PERVERSO. 

Me desculpem as palavras utilizadas, hoje não sou psicóloga para falar deste assunto...sou só eu mesma, sem título algum. 

Ademais dos tantos significados para perversão, falo do aspecto de poder de convencimento,  da angariação de pessoal para apoiar, seguir fielmente e ajudar, sem maiores respeitos ou limites aos interesses alheios. 

O perverso diz ao outro: _ Eu tenho tudo aquilo que você deseja! E realmente ele blefa "evidências" de que tem, através de objetos. Dá isso, dá aquilo...oferece sempre...O perverso dá coisas ao outro para que o presenteado pense que está menos vazio e iludido, sente que está mais completo. Como se a completude fosse possível não é mesmo?! 

Mas alto lá...ele dá...mas a cobrança vem em seguida...de alguma maneira o perverso prende o outro. Daí que podemos entender que ele dá muitas coisas, mas ele desconsidera o principal: A vida de cada um é de cada um...e disso surge que cada pessoa precisa de uma coisa diferente. 
E mais que isso, todo mundo precisa de uma coisa só: Ver com os próprios olhos, pisar com as próprias pernas e por aí vai...até poder sentir os próprios sentimentos... é por isso que os consultórios de psicologia tem movimento...num dado momento as pessoas conseguem de uma vez por todas enxergar que precisam sentir os próprios sentimentos, ter os desejos próprios e bancar eles...assumi-los. Mas primeiro precisam de ajuda para vê-los. 

Bem... em dias de política, eu não penso em outra coisa senão esclarecer sobre a LOUCURA e a PERVERSÃO. Porque a lógica me parece que serve:

O louco diz: _Eu sei de tudo! O perverso diz: _Dou-lhe o que você precisa! E nós...pobres e bons neuróticos, as vezes aceitamos as ofertas:_Sim! Quero ser completo! Acredito no que você diz e me oferece! Assim me sinto seguro! 

Mas se não fosse tanto jogo de sedução eu até seria mais dura ao dizer que ao neurótico falta inteligência. Mas não é bem inteligência que falta...é astúcia.

Porque no final de tudo, 
quem precisa aprender a andar com as próprias pernas não pode crer que exista uma solução milagrosa que resolva os problemas assim, somente com um objeto. (Claro que são vários!) 

Sei lá...
que coisa louca e perversa tudo isso...


Ah pessoas estão desconfiadas...deixo um link sobre a abstenção...

que continuem desconfiadas na medida de suas necessidades...

http://www.ebc.com.br/noticias/eleicoes-2014/2014/10/segundo-turno-soma-de-abstencao-brancos-e-nulos-chega-a-277-dos-votos



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de deixar seu nome...